Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Myiopagis gaimardii(d'Orbigny, 1839)Nome em Inglês
Forest Elaenia
Maria-pechim
A Maria-pechim é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Seu nome científico significa: do (grego) muia = mosca; e de pagis, pagë = armadilha, cilada; e de gaimardii = homenagem ao cirurgião, naturalista e explorador francês, Joseph Paul Gaimard-(1793–1858). ⇒ Armadilha para moscas de Gaimard.
Características
Mede cerca de 12,5 cm de comprimento.
maria-pechim adulto
maria-pechim jovem
Subespécies
Possui cinco subespécies:
Myiopagis gaimardii gaimardii (d'Orbigny, 1840) - ocorre da região tropical do Equador Tropical até o Norte da Bolívia, e até o Leste do Brasil;
Myiopagis gaimardii macilvainii (Lawrence, 1871) - ocorre na região tropical Leste do Panamá e na costa Caribenha da Colômbia;
Myiopagis gaimardii trinitatis (Hartert & Goodson, 1917) - ocorre na Ilha de Trinidad, no Caribe;
Myiopagis gaimardii bogotensis (Berlepsch, 1907) - ocorre da região tropical Nordeste da Colômbia até a região Norte da Venezuela;
Myiopagis gaimardii guianensis (Berlepsch, 1907) - ocorre da região Leste da Amazônia colombiana até as Guianas e Norte da região Amazônica brasileira e para o sul atée o extremo Nordeste do Peru, na região de Loreto.
(Clements checklist, 2014).
Alimentação
Procura insetos na folhagem bem acima do solo, por isso, é difícil de ser observada. Participa de bandos mistos de insetívoros regularmente, às vezes alimentando-se também de pequenos frutos.
maria-pechim se alimentando
Reprodução
Faz ninho em formato de xícara, a cerca de 3 ou 5 m de altura. Põe 2 ovos amarelados com manchas marrom-avermelhadas.
Casal de maria-pechim
Ninho de maria-pechim
Ovo de maria-pechim
Hábitos
É comum na copa e nas bordas de florestas úmidas, florestas de galeria e capoeiras arbóreas, sendo menos freqüente em capoeiras arbustivas.
Distribuição Geográfica
Presente da Amazônia até os estados de Goiás e São Paulo, e no Nordeste apenas em Alagoas. Encontrada também no Panamá e demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
-
del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
Galeria de Fotos